30 junho 2009

Entre a Desnutrição e a Obesidade



A saúde é um recurso da vida quotidiana e não apenas um objectivo a atingir; trata-se de um conceito positivo que valoriza os recursos sociais e individuais, assim como as capacidades físicas. (Cf. Organization Mondiale de la Santé. Glossaire de la promotion de la santé. Genève, 1999).

A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Activo como o processo de optimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. (Cf. WHO. Active Ageing, A Policy Framework. A contribution of the WHO to the Second United Nations World Assembly on Ageing, Madrid, Spain, April, 2002).

A qualidade de vida não se traduz apenas por ausência de doença mas também pela manutenção da independência, da mobilidade, das funções cognitivas, de um estado psicológico adequado, das relações sociais e das redes de apoio.

A alimentação equilibrada é uma dos factores determinantes para a manutenção da Saúde e Qualidade de vida… entre a desnutrição e a obesidade.

O Agente de Geriatria terá sempre um papel determinante!

H.Marques 03.07.2009