30 junho 2009

Cristina Oliveira - Alimentação Saudável = Envelhecimento Saudável

0 – Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito do nosso módulo- Alimentação da pessoa idosa em lares e centros de dia, do curso de Geriatria B3.

Escolhi este tema – Alimentação saudável = Envelhecimento saudável porque acho muito importante prepararmos o nosso futuro.
Dizem os entendidos que somos tudo aquilo que comemos. E se esta afirmação há décadas era desprezada certo é que, nos dias que correm, nunca se acreditou tanto que uma alimentação equilibrada pode ser o ponto de partida para um envelhecimento mais saudável.

Objectivos:
Aumentar conhecimentos
Reflectir sobre o assunto

A receita para nos mantermos saudáveis, ao longo de toda a vida, passa pela conservação das capacidades físicas, fisiológicas e mentais. É por esta razão que, independentemente da etapa da vida, as escolhas alimentares produzem um forte impacto na saúde, e demonstram que mesmo a alimentação irá condicionar a probabilidade de desenvolver doenças na terceira idade adulta, nomeadamente na velhice.


1 - Alimentação

Na terceira idade qualquer idoso, desde que se encontre em bom estado de saúde, poderá ingerir, dentro dos limites da normalidade, a comida que mais o satisfaz. Mas não pode esquecer as regras básicas de uma alimentação saudável, como por exemplo, consumir cinco porções de fruta e de hortícolas por dia.

Os produtos da natureza são sempre preferíveis a alimentos de conserva. A sopa, por exemplo, é um preparado culinário de fácil confecção e digestão que reúne uma boa quantidade de água e de produtos hortícolas.

O principal problema que poderá surgir associado ao consumo de sopa é a quantidade de sal exagerada que é frequentemente acrescentada, e é preciso fazer um esforço para reduzir a ingestão de sal, por razões de saúde, um hábito que demora dias ou semanas até que as papilas gustativas se habituem ao paladar mais insosso. Para diminuir o sódio da comida, recomenda-se a utilização de ervas aromáticas.

A nutrição e a alimentação na terceira idade ainda são áreas pobres em investigação, sendo pouco exploradas e não tendo recebido a atenção que lhes é devida.

É fundamental que o idoso apresente uma dieta equilibrada em carboidratos, proteínas, gorduras. O atendimento das necessidades de vitaminas e minerais é essencial, pois esses nutrientes, além de actuar regulando diversas funções no organismo, agem como antioxidante e previnem o envelhecimento e aparecimento de doenças. Além disso, é importante a refeição apresentar aspectos agradáveis, como a cor, sabor, aroma e textura, e que seja saboreado o prazer no momento da refeição, atendendo as preferências do idoso.


2 - Doenças

Para chegar á idade maior livre de doenças crónicas, é preciso ter uma maior atenção com a alimentação. É um investimento a longo prazo, que se traduz em vantagens visíveis em cada dia.

O envelhecimento traz mudanças no organismo do indivíduo e, geralmente traz consigo algumas doenças, estudos indicam que todas as pessoas estão em risco de ter pelo menos uma doença crónica quando ficarem mais velhas.

As doenças mais letais são as cardiovasculares, entre elas a hipertensão e a diabetes, que podem evoluir para a insuficiência cardíaca.
Por isso, atitudes preventivas, como alimentação e actividade físicas, entre outras, são importantes.

Naturalmente, quem tiver uma alimentação saudável durante toda a vida terá maior probabilidade de ter uma velhice isenta de doenças.


3-Exercício Físico

Para se evitar pagar a factura no futuro pelos erros cometidos no passado, não se pode entender logo á partida que ser idoso é passar a vida fechado em casa e ver a vida passar á janela ou então a dormir para que o tempo passe mais rapidamente. A terceira idade pode e deve ser vivida com um corpo e uma mente sãos e uma das formas para ajudar a ocupar o tempo será a fazer exercício.

Praticar actividade física traz imensos benefícios ao idoso, entre eles: a diminuição da gordura corporal; o incremento da massa muscular; o incremento da força muscular; o incremento da densidade óssea; incrementa a flexibilidade; a diminuição da pressão arterial; a socialização; a melhoria da auto-estima; a independência.

De todos os exercícios que podem praticar, o mais benéfico e o mais económico é o de caminhar é uma actividade que se pode realizar a qualquer hora do dia e não carece de equipamentos sofisticados.

Sozinho ou acompanhado, de noite ou de dia, pela cidade ou pelo campo, a caminhada pode e deve ser uma companhia para se chegar ao bem-estar.


3.1 -Tipo de actividade

O tipo de actividade física a realizar pelo idoso, deve respeitar, se possível a sua motivação.

Na maioria dos casos, os idosos não têm qualquer experiência desportiva.
Assim, são muitas as pessoas que vão iniciarem um programa de actividade física, não têm conhecimento ou interesse por uma dada actividade. Cabe ao médico ou professor de educação física orientá-las nesse seu desejo.

O tipo de exercício indicado resultará, pois da ponderação entre os dados médicos e a opinião e motivação do futuro praticante.

O tipo de exercício mais indicado para os idosos é a marcha lenta ou rápida, em distâncias variáveis, adaptada ás possibilidades da pessoa; é um meio simples, fácil e económico, representando a actividade física ideal para o idoso. As actividades indicadas nestas idades devem ser predominantemente aeróbicas, como por exemplo, marcha, golfe, jogging, corrida, cicloturismo e natação.

Convém esclarecer que é aconselhada a actividade física, mas não a competição.
Interessa sim fazer um treino regular, progressivo e moderado, que compense o sedentarismo, mas sem a competição nem a preocupação da obtenção de recordes.


4 - Conclusão

-Ao realizar este trabalho conclui que estava certa ao pensar que temos que preparar o nosso futuro e reforçou todas as minhas ideias, retirei mais algumas informações que serão úteis para o futuro.
- Ao lerem este trabalho espero que também pensem o mesmo.

Envelhecer com sucesso é, então, uma prioridade nos tempos que correm, principalmente se consideramos que a proporção de pessoas com mais de 65 anos tem crescido no mundo inteiro e segundo as previsões irá aumentar bastante.
Mas porque para envelhecer não basta chegar á idade maior, é preciso saber envelhecer com qualidade de vida.


5 - Referencias

Htt://medicosdepotugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/2233/

Htt://sad-sos.blogspot.com/2005/08/o-exercicio-fisico-na-terceira-idade.html

Htt://gerontologia.casas.blog.br/2008/03/26/doenças-mais-comuns-na-velhice/

Htt://vida saudável.powerminas.com/a-importancia-da-nutricao-naterceira-idade/

Htt://pwp.netcabo.pt/jarsimoes/MGF001MASTER/textos/28/94_texto.html

http://video.google.com/videosearch?q=alimenta%C3%A7%C3%A3o+no+idoso&emb=0&aq=f#